quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ciência nas férias

Antes que as férias escolares se acabem, dou aqui duas boas dicas para entreter as crianças e, ao mesmo tempo, fazê-las aprender sobre dois importantes temas da ciência, na capital paulista.
No próximo dia 23, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), da USP, promove uma escavação arqueológica no jardim do museu, para crianças de 7 a 12 anos. Os arqueólogos-mirins terão de encontrar objetos enterrados na areia, usando materiais usados pelos cientistas dessa área. Com os artefatos devidamente “descobertos”, os pequenos ouvirão histórias sobre os povos de onde vieram esses objetos.
Já o Sesc Itaquera abriga a exposição “Energia”, em que os infantes – e, neste caso, também os adultos – poderão não apenas se divertir com aparelhos que literalmente são de arrepiar, inclusive os cabelos, como também aprender sobre diferentes fontes de energia, do carvão ao átomo, e se conscientizar a respeito do quanto gastamos (ou desperdiçamos) da eletricidade que chega às nossas casas.
Mais detalhes sobre a atividade no MAE e a mostra no Sesc estão, respectivamente, nas páginas “Criança vira arqueólogo por um dia em museu da USP”, da Folha.com, e “Exposição no Sesc Itaquera ensina com diversão”, do SPTV, da Globo.

2 comentários:

  1. Gostei do teu blog!

    Sugestão: http://professorubiratandambrosio.blogspot.com/

    ............................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Webston, tanto pelo elogio ao blog, como pela oportuna menção ao site do Prof. Ubiratan D'Ambrosio, um dos poucos grandes mestres no tema transdisciplinaridade.
      A propósito, cheguei a citá-lo no artigo "Transdisciplinaridade: ruptura de paradigmas?", que menciono em postagem, de mesmo nome, do dia 31 de outubro passado (http://transciencias.blogspot.com/2011/10/transdisciplinaridade-ruptura-de.html). Sem dúvida é alguém a ser sempre lido, ouvido e divulgado.

      Excluir