terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma bula para as bulas

Quando se fala em divulgação científica, não se deve pensar apenas no que se produz nos veículos tradicionais de comunicação. Toda e qualquer oportunidade de transmitir informações ou conhecimentos direta ou indiretamente ligados à ciência não deixa de estar inserida no universo contemplado pela divulgação científica, sobretudo se isso é feito com clareza e consistência.

Uma bula de remédio, tal qual redigida usualmente, com linguagem intrincada e, portanto, praticamente incompreensível para muitos de seus usuários, é um clássico antiexemplo de como transmitir informações de teor científico. Contudo, uma ótima notícia nos foi dada pelo Jornal Hoje, da Globo, no sábado passado, dia 20 de agosto: estudantes da Universidade de Brasília montaram um manual sobre medicamentos que pode ser consultado pela internet. É uma iniciativa que complementa determinação da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), segundo a qual os laboratórios devem redigir bulas mais simples (400 estão prontas).

Mais detalhesinclusive os links para o manual da UnB e o site da Anvisa – na páginaUniversitários reescrevem textos das bulas de remédios”, do JH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário