sexta-feira, 18 de março de 2011

Humor pré-histórico

Toques de bom humor são muito bem-vindos em textos de divulgação científica, e têm sido muito frequentes de alguns anos para . Sem dúvida uma das principais responsáveis pela consolidação dessa tendência no Brasil é a Folha de S.Paulo, que vem mantendo há um bom tempo uma editoria de ciência de alta qualidade.

Mas soou no mínimo estranho a chamada, na capa da edição de ontem (17/3) do jornal paulistano, referente ao maisnovodinossauro brasileiro, o Oxalaia quilombensis: “Brasil ganha um megadinossauro carnívoro para chamar de seu”. Enfim, até mesmo bom humor tem limites.

De qualquer modo, o texto de Reinaldo José Lopes, editor de ciência da Folha embora repita o gracejo –, é bom, como muitos desse jornalista, e é enriquecido por um interessante infográfico e especialmente por outro texto do mesmo autor, intitulado “Cuidado com a divulgação é ‘rito de passagempara a paleontologia no país”, que deixa bem claro quão importante deve ser, para os cientistas, preocupar-se e preparar-se para a transmissão de informações para a sociedade.

Ademais, reforça a imagem de competência da equipe do paleontólogo Allexander Kellner, do Museu Nacional da UFRJ, que não raras vezes tem aparecido na mídia com anúncios de descobertas e estudos concernentes aos “dinos tupiniquins” – o que vem ocorrendo pelo menos desde o lançamento, em 1999, do livro O Brasil no tempo dos dinossauros, de autoria de Kellner, Cibele Schwanke e Diogenes de Almeida Campos, sobre o qual tive o prazer de escrever, nos meus tempos de editor no Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP.

Como o conteúdo completo do site da Folha está disponível apenas para assinantes do jornal ou do Uol, remeto à reprodução dos textos pelo Jornal da Ciência, da SBPC: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=76774.

Já os textos de minha autoria que mencionei acima, publicados em maio de 2000, estão na página “Textos pré-blog”, com acesso aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário