quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bactérias do bem

Ao assistir ontem ao Jornal Hoje, da Globo, voltei a ouvir uma expressão muito usada no Núcleo José Reis de Divulgação Científica, onde trabalhei por longos anos: bactérias do bem. É verdade que a matéria do telejornal – intitulada “Alimentos probióticos contêm bactérias benéficas ao organismo” – dizia respeito a tipos diferentes de microrganismos, mas minha memória voltou a 1998, quando redigi um texto, no boletim Informativo JR, do próprio NJR, sobre as bactérias fixadoras de nitrogênio endófitas, pesquisadas originalmente pela brasileira Johanna Döbereiner, que estavam sendo estudadas também por Crodowaldo Pavan, coordenador de divulgação do Núcleo, e Carlos A. Moreira-Filho, no Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Tive a honra – talvez a maior nesse aspecto – de ter minha matéria citada na coluna “Periscópio”, de ninguém menos que José Reis – o maior divulgador de ciência que já tivemos em nosso país, falecido quatro anos depois –, no caderno Mais!, da Folha de S.Paulo, em 05 de julho daquele ano.

Pavan, um dos maiores geneticistas da história da ciência, ex-presidente de importantes entidades como a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), fundada por Reis, e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ainda viria a descobrir outras “bactérias do bem”, inclusive em ovos de galinha, reportadas em textos de outros autores do Núcleo J. Reis. Infelizmente faleceu em abril de 2009, sem que soubéssemos exatamente a que ponto chegaram suas pesquisas mais recentes.

Com saudades daqueles tempos em que convivíamos com gente do porte de Reis e Pavan, reproduzo a imagem da “Periscópio” de 05/07/98, retirada do Acervo Folha – como não encontrei o exemplar da época, que guardei não sei onde, a fim de digitalizá-lo, teremos de nos contentar com a falta de nitidez na leitura de alguns parágrafos. Também os convido a acessarem a página “Textos pré-blog” para lerem a matéria que escrevi à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário