segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ciência sem fumaça

Após anos refletindo sobre a prática da divulgação científica, campo em que me especializei, veio-me ontem a ideia de que uma produção que se proponha a divulgar conhecimento científico é muitas vezes mais eficaz quando justamente não parece estar falando de ciência.

Foi a impressão que tive ao assistir, no dominical global Fantástico, ao primeiro episódio do novo quadro do médico Drauzio Varella, intitulado “Brasil sem cigarro”. Sem dúvida um dos melhores divulgadores de ciência do país – embora tenha escorregado, em outra série, ano passado, ao colocar no mesmo saco charlatanismo e práticas sérias como a fitoterapia e a medicina chinesa –, Dr. Drauzio, como é mais conhecido, não somente nos passa informações sobre o tabagismo, como também dá orientações, de maneira simples, sobre como largar o terrível vício do fumo.

Ademais, a série dá voz a fumantes que querem abandonar de vez o cigarro, seja com entrevistas, seja com vídeos que podem ser enviados pela internet. Tudo isso sem recorrer a termos técnicos e explicações complexas, elementos que costumamos a associar à ciência.

Aos que não puderam ver o primeiro episódio, ou querem acompanhar a série sem precisar ver o restante do programa, o quadro “Brasil sem cigarro” pode ser acessado no site do Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário