sábado, 19 de novembro de 2011

Curso em São Carlos

Estarei em São Carlos (SP), considerada a capital da tecnologia em nosso país, entre os próximos dias 23 e 25, para ministrar mais uma edição do Curso de Redação em Divulgação Científica, na Fundação Pró-Memória, ligada à prefeitura local, dentro da programação da primeira edição da Semana de Patrimônio.

O curso será composto de cinco sessões, com os seguintes temas-base: 1) Divulgação científica, ciência e comunicação: mitos e conceitos. 2) Peculiaridades do texto de divulgação científica. 3) Adaptação e precisão. O que ter em mente ao escrever sobre ciência. 4) O artigo científico e o texto de divulgação: diferenças fundamentais. 5) Reflexões sobre o ato de divulgar. Balanço e encerramento.

Os principais objetivos do curso serão: promover nos participantes a conscientização a respeito da importância da divulgação científica; transmitir aporte teórico essencial não apenas sobre a divulgação científica em si, mas igualmente nos campos do conhecimento que lhe são basilares, que são a ciência e a comunicação; desenvolver as habilidades de escrita em textos de DC, a fim de que sejam claros e eficazes, como se requer de produções destinadas a um público amplo.

Realizado em versões presenciais e à distância desde 2004 – às vezes sob o pomposo nome de Curso de Redação Avançada em Ciência e Tecnologia “Leitura e Escritura da Divulgação Científica”, outrora simplesmente como Curso ou Oficina de Redação em DC –, teve seu início na Escola de Comunicações e Artes da USP, com o apoio acadêmico do Núcleo José Reis de Divulgação Científica.

De 2007 para cá, é promovido pela Legulus Cursos de Difusão Cultural, da qual sou sócio, e em sua versão on-line conta com o apoio do CanalCiência, ligado ao Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Além de mim, já teve como professores Renato Pignatari Pereira, Jean Pierre Chauvin, Adriana Petroni e Mário Martinez.

Os interessados devem entrar em contato com a Fundação Pró-Memória, pelo telefone (16) 3373-2700, ou e-mail promemoria@saocarlos.sp.gov.br.

Um comentário:

  1. Para mim é motivo de júbilo constatar que Mauro Celso Destácio, grande amigo há cinco anos, leva adiante os nomes daqueles que o acompanharam em seus projetos ligados ao jornalismo científico, de um modo geral. Caro Mauro, tenho certeza de que o Curso em São Carlos será (mais) um sucesso. Um grande abraço, Jean Pierre Chauvin.

    ResponderExcluir