segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ciência, enganos e enganações

Há (ainda) quem pense que divulgação científica se resume às notícias sobre ciência e se dá, portanto, apenas quando feita com a intenção explícita de passar informações sobre o que provém dos laboratórios e demais campos de pesquisa.

Cada vez mais acredito que a divulgação científica é sobretudo um processo, pelo qual conhecimentos da ciência, por vias muitas vezes inusitadas, conseguem chegar a camadas maiores ou menores da população – e nem sempre com o mero propósito de transmitir novidades. Um processo hoje em dia bastante complexo, especialmente pela existência recente das redes sociais.

Boa divulgação científica, no entanto, é aquela que nos faz não apenas conhecer, mas igualmente pensar, raciocinar, como diria o grande mestre Crodowaldo Pavan. E me surpreendi, nesse aspecto, como o quadroParque das Enganações”, do dominical global Fantástico.

Nele, o mágico Kronnus recorre à física e à geometriamas sem entrar em detalhes mais intrincadospara explicar, a meu ver de maneira bem clara e concisa, como se trapaceia em brincadeiras promovidas em parques de diversões, como o boliche de garrafas, o cubra os pontos e o jogo das argolas.

Antes que eu me prolongue em divagações desnecessárias, assistam ao quadro acessando a páginaMágico desvenda truques dos jogos de festa junina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário