sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Música e enfermagem

Foi lançado no último dia 21 o livro Enfermagem e as práticas complementares em saúde, organizado por Léia Fortes Salles e Maria Júlia Paes da Silva, pela Yendis Editora.

Neste momento não posso dizer nada sobre o livro como um todo, mas um dos capítulos, intitulado “Música e enfermagem: um recurso integrativo”, é assinado pela amiga Eliseth Ribeiro Leão, em coautoria com Maria Fernanda Zorzi Gatti, Ana Claudia Puggina e Ana Paula de Almeida.

Eliseth, doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP, com pós-doutorado pela Universidade Marc Bloch, de Strasbourg (França), foi minha aluna na primeira turma do curso de redação Leitura e Escritura da Divulgação Científica, em 2004, e tive o prazer de reencontrá-la em maio do ano passado, quando, a seu convite, ministrei palestra sobre meios de comunicação e cuidados paliativos, no II Simpósio Internacional de Enfermagem, promovido pelo Hospital Samaritano de São Paulo.

Coordenadora de Responsabilidade Social e de Ciência, Educação e Cultura nesse hospital, conduz desde 2003 o projeto “Uma canção no cuidar”, em que a música é usada como complemento aos tratamentos de saúde dos pacientes do Samaritano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário