segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Terra, 7 bilhões

Chegamos a 7 bilhões de habitantes. Há cem anos, sequer chegávamos a 2 bilhões. Não poucos dirão, com certa razão, que tal salto se deu muito em função dos avanços da medicina e das melhorias das condições sanitárias, entre outras, ou, enfim, do progresso da ciência e de outros campos da atuação humana, do século XX para cá.

Não vejo, porém, muito o que comemorar. A maioria dos que nascem hoje, ou seja, a maior parte dos que contribuem para que avancemos rumo ao oitavo bilhão de residentes na Terra, está em países que ou se encontram em condições miseráveis de vida, como muitos – ou quase todos – da África, ou não conseguiram ainda superar os enormes contrastes entre seus grupos sociais, caso da Índia. Portanto, simplesmente atribuir a evolução quantitativa de nossa população à medicina, à ciência ou ao progresso implica aceitar uma intrincada contradição.

Cada ser humano que habita este planeta é um universo à parte. E um universo cujos potenciais só poderão aflorar se tiver saúde, educação, segurança e habitação em níveis minimamente dignos – o que não ocorre a bilhões dentre os 7 bilhões hoje alcançados.

Só haverá motivos para festa quando chegarmos a zero: zero passando fome, zero morrendo de doenças cuja existência nos é razão de vergonha, zero sem saber escrever ou se expressar com o mínimo de fluência, zero sofrendo qualquer forma de violência de seu próprio semelhante, zero morando nas ruas ou em outros locais insalubres, zero vítimas de injustiças inconcebíveis ou de tragédias que poderiam ser evitadas... e tantos outros zeros que os séculos custarão a presenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário