Participávamos da elaboração dos “RdGs” eu, Jean Pierre Chauvin e Renato Pignatari Pereira, ambos à época coordenadores da Legulus Cursos de Difusão Cultural. Foram cinquenta edições de cada boletim, totalizando cem arquivos, até 16 de dezembro de 2009 (houve interrupções nos períodos de férias escolares). O Redação em Gotas não teve prosseguimento, nesse formato, por conta do número escasso de assinantes e, reforçadas por isso, das dificuldades em manter a sequência de textos, às vezes muito exigentes em sua confecção. Ainda assim, foi um período que deixou saudades – e alguns boletins dignos de serem reeditados.
O Redação em Gotas voltou em maio de 2010, em formato experimental, no Twitter, com dicas breves, redigidas por mim e Ana Celia Guarnieri, com quem coordenava e ministrava os cursos de redação realizados na Ekyp Editora e Cursos, então parceira da Legulus, próximo da Avenida Paulista, em São Paulo. Foi uma ótima experiência, mas outras questões, prioritárias, nos fizeram engavetar esse projeto.
Hoje, três anos após o primeiro Redação em Gotas, tenho o prazer de anunciar o relançamento do – digamos – “RdG-Twitter”, no endereço http://twitter.com/redacaoemgotas, e também o início das inscrições para os inéditos Minicursos Redação em Gotas (www.leituraeescritura.com/rdg/), cujo primeiro tema é “Pontuação”. Pretende-se abrir outros minicursos em 2012, com assuntos como acentuação, articulação textual, tipos textuais e o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Que seja o primeiro de muitos, e de gota em gota possamos disseminar conhecimentos – como fazem todos aqueles que dignificam o importantíssimo e laborioso mister de lecionar, devotados professores, a quem cumprimentamos fervorosamente nesta data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário