terça-feira, 18 de outubro de 2011

Scientists in Comics

Nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciada ontem (17/10), cujo tema é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, com milhares de atividades programadas para até domingo, dia 23, em todo o país, meu destaque vai para a exposição de pôsteres com tiras dos “Cientistas em Quadrinhos”, de João Garcia, o Jão, no saguão do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, na Cidade Universitária, capital paulista.

A exposição, que se encerra no dia 20, faz parte do Simpósio Brasil-Índia – Construindo redes de conhecimento através da Universidade de São Paulo. Também serão expostos quadrinhos do indiano Pradeep Kumar e de outro brasileiro, Sthar-Mar Vasconcelos.

Conheci João Garcia há alguns anos, no Núcleo José Reis de Divulgação Científica. Jornalista, assessor de imprensa do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), é das pessoas mais simpáticas que conheci, com humor refinadíssimo – o que se traduz em suas tiras e cartuns, versando sobre diferentes temas da ciência, muitas vezes com um ou outro toque de ironia e crítica, seja à burocracia presente nas atividades de pesquisa, seja à própria maneira de agir de não poucos cientistas, entre outros aspectos. É divulgação científica de primeira.

Algumas de suas tiras ( vi muitas) são simplesmente impagáveisembora eu tenha certeza de que, com seu excelente humor, ele diria preferir que fossem (bem) pagáveis. Abaixo, um dos quadrinhos presentes no blog Os Cientistas em Quadrinhos (http://oscientistashq.blogspot.com/), e em inglêspela primeira vez as personagens de João Garcia aparecem em versão bilíngue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário